Versão 2.24 – 14/06/2020

Principais melhorias

 

– Novo robô RC-Fibo, que busca operações observando as retrações de movimentos anteriores usando os níveis de Fibonacci. O robô pode ser configurado para operar a favor da tendência primária, efetuando entradas com preços melhores durante a retração em até três níveis, ou contra a tendência primária, tentando aproveitar o próprio movimento de correção dos preços (contribuição Yuri Guilherme).

 

RC-Fibo

 

– Novo robô RC-Neural, que trabalha com técnicas de inteligência artificial baseada em redes neurais, para determinar os melhores pontos de entrada e saída nos trades (contribuição Thiago Barreto).

 

– Incluída verificação das condições de saída em conjunto com os filtros de entrada, para evitar situações em que o trade é iniciado e encerrado imediatamente por conta das condições de saída.

 

– Nova opção “SAR” no parâmetro “E.02 Stop loss movel (Trailing Stop)”. Os parâmetros do indicador SAR devem ser informados no campo “E.02.3 Valor fixo em preco, %, ATR ou SAR(p.m) (trailing stop)”. Por exemplo, para configurar Passo 0.03 e Máximo 0.2, informar no campo E.02.3 o valor 3.2 (contribuição Walter Alves).

 

 

Outras melhorias

 

– Incluída notificação de encerramento do dia, indicando o resultado obtido.

 

– Adicionada proteção para cancelamento dos triggers de entrada caso a negociação automatizada esteja desabilitada no terminal ou robô.

 

– Adicionado o parâmetro “E.02.5 Tempo grafico dos trailing stops com indicadores” (contribuição Walter Alves).

 

– Adicionado o parâmetro “E.02.6 Metodo dos trailing stops com indicadores” (contribuição Walter Alves).

 

– No parâmetro “E.02 Stop loss movel (Trailing Stop)”, foi alterado o nome da oção “Media movel exponencial” p/ “Media movel”, pois com a nova opção E.02.6, pode-se escolher o método. Isso não altera os sets atuais, pois a opção default em E.02.6 é ‘exponencial’ (contribuição Walter Alves).

 

– Modificado indicador ‘hilo arrow.ex5’ para inclusão de parâmetros de método de cálculo e deslocamento. Com isso, o indicador HiLo usado nos traling stops passou a considerar também o método de cálculo que é passado como parâmetro “E.02.6”. Também será considerado tempo gráfico definido no parâmetro “E.02.5 Tempo grafico dos trailing stops com indicadores” (contribuição Walter Alves).

 

– Adicionado o parâmetro “E.01.1.5 Offset em Preço para o SL”, que pode ser útil quando se usa, por exemplo, stops baseados na mínima/máxima das últimas n barras (contribuição Walter Alves).

 

– Adicionado o parâmetro “E.05.2 Preco de comparação para atualizacao de stops”, com as opções “Fechamento/Atual” (default) ou “Minimo/Maximo”. Este parâmetro pode ser útil, tanto se o parâmetro E.05 for “ciclo” quanto se for “barra” pois, entre uma verificação e outra, pode-se ter uma interrupção no recebimento dos ticks, ou mesmo, o próprio atraso definido no EA e, quando retomado, o preço de disparo do Breakeven ou do Traling Stop pode já ter passado e, com a opção maximo/minimo, o trailing stop é acionado. Da mesma forma, na opção “E.05 Nova barra no periodo abaixo”, pode-se fazer a comparação dos preços de disparo com a máxima/mínima da barra, além do preço de fechamento (contribuição Walter Alves).

 

– Adicionada a opção “Movimento a favor ATR” no parâmentro “E.02.1 Tipo de gatilho para iniciar trailing stop”.

 

– Modificada semântica do parâmetro W.05 usado com a biblioteca Walk Forward Optimizer. Agora deve ser preenchido o número total de passos, e o próprio robô definirá a faixa de otimização no início do processo. Para calcular o número de passos, é necessário fazer um cálculo:

(periodo_total – tamanho_periodo_in_sample) / tamanho_periodo_out_of_sample).

 

 

Solução de problemas

 

– Alterada funcionalidade de enviar aviso do início de dia para a função de verificação de horários, já que não estava sendo executada antes de que houvesse um trigger de negociação.

 

– Corrigido erro na apresentação de objetos para indicação dos negócios no gráfico, que eram mostrados mesmo que o EA não tivesse feito o negócio. Agora a exibição fica condicionada às demais verificações para detectar se o deal é referente a uma posição do próprio robô.

 

– Retirado indicador Rafi da lista de recursos incluídos com a compilação de bibliotecas e robôs. Ainda é possível usar os indicadores, mas os mesmos deverão ser colocados na pasta Indicators para serem carregados pelos robôs.

 

– Correção na comparação dos valores para determinar se deve alterar ou não o SL, nas rotinas de cálculo do Trailing Stop e do BreakEven, que estavam apresentando mensagem erro “fail …” no log (contribuição Walter Alves).

 

– Correção no cálculo do SL que não posicionava o valor nos pontos corretos, quando usadas juntas as opções “E.01.1 – Min/Max das últimas n barras” e “C.02 Offset” (contribuição Walter Alves).

 

– Contornado problema relacionado com armazenamento dos últimos valores das variáveis static quando ocorria uma mudança de parâmetros no robô, sem removê-lo do gráfico. Este problema causava falha nas verificações decorrentes de novo dia e nova barra.